Rio Negro

RIO NEGRO


            Situa-se numa região historicamente muito disputados por índios, portugueses e espanhóis, tendo assim forte vínculo militar, já que as margens do Rio Negro serviram para acampamentos militares, na disputa pelas terras do século XVIII.
            O estabelecimento de núcleos populacionais data de 1811, época da fundação de Bagé, retratando as demarcações de fronteira, pela doação de sesmarias a militares e civis como retribuição pelos combates.
                        Rio Negro (o nome tem origem no rio cujas nascentes ficam na região, que ao passar pelo carvão, as suas águas se tornam turvas) como distrito de Bagé, possuía no inicio de 1880, uma atividade econômica voltada para a pecuária extensiva, embora grande parte da área fosse própria para a agricultura.
            A bacia hidrográfica do Rio Negro situa-se a sudoeste do Estado do Rio Grande do Sul, entre as coordenadas geográficas 31º08’ a 31º50’ de latitude Sul e 53º46’ a 54º41’ de longitude Oeste. Possui área de 3.021,64 Km², abrangendo os municípios de Aceguá, Bagé, Candiota, Dom Pedrito e Hulha Negra. Os principais cursos de água são os arroios Piraí, Piraizinho, Bagé e o Rio Negro. Os principais usos da água se destinam a irrigação, abastecimento humano e animal.

            Com a construção da linha férrea Bagé - Marítima, construída pela Souther Brazilian Rio Grande do Sul Company Limited em 02.12.1884. O traçado desta estrada seguiu, em seu sentido geral, paralelamente à fronteira com o Uruguai e cortou uma região que, na época, era uma das mais prósperas do Estado, com economia baseada na criação de gado, atividade bastante rentável. As cidades de Rio Grande, Pelotas e Bagé, interligadas pela ferrovia, representavam o tripé econômicos porto-charque-gado. Criou-se um povoado em torno da estação férrea, tornando-se um centro de circulação das atividades comerciais, originando pequeno povoado.


Antiga Estação Férrea

            Diversificando as atividades econômicas, até então voltadas principalmente para a pecuária e o charque, apesar do potencial para a agricultura.
            A pecuária e as charqueadas eram as atividades preponderantes no início do século e até o final dos anos 30. Após as charqueadas foram substituída pelo frigorífico Santo Antônio. No fim da década de 30, foi implantada uma indústria de cerâmica.


Pátio de uma charqueada em Bagé
           

           Na década de 40, foi criada a Cooperativa Tritícola Assis Brasil, que prestou serviços até a metade dos anos 80, época esta em que a cultura do trigo era preponderante.
            Nos anos de 60 e 70 o ensino voltado para o setor da agropecuária, tinha em Hulha Negra, o Centro de Treinamento de Mecanização da Lavoura, funcionava, onde hoje se encontra o Assentamento Santo Antônio.